sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Infância: Calvin e Peanuts

Esse não é um post usual. Apesar dos desenhos serem meus, hoje não escrevo nenhum tipo de poema, deixarei tudo nas entrelinhas.
Eu estava recordando sobre as coisas que nós ajudam a formar nosso carater, nossa singularidade, nossa subjetividade quando criança.
Cresci lendo histórias em quadrinhos, super heróis, infantis de todo tipo. Muita dessas coisas são esquecidas e deixadas pelo tempo, outras continuam mas não possuem o efeito que costumavam ter, em muitos casos achamos que nos tornamos adultos demais para pequenas coisas.
Apesar de tudo, por sorte ainda possuo meu lado fantasioso, ainda leio quadrinhos e alguns que lia quando menor ainda possuem o mesmo efeito de antes.
Dois em especial ainda surtem um efeito imenso sobre mim, Calvin e Haroldo e Peanuts. Calvin com toda a certeza é um dos meus personagens favoritos, seu jeito imaginativo e sempre em companhia de seu fiel companheiro o Tigre Haroldo, a sua afirmação própria e meio de realização dos desejos e alguns sonhos. Todas as desventuras de criança e todo que vivenciamos está ali, explicitamente.
Peanuts surte o mesmo efeito, Charlie Brown é um pobre coitado de bom coração que sempre se dá mal, mas faz de tudo por seus amigos. Lino seu melhor amigo é um existencialista convicto onde as mais belas frases e os mais belos ensinamentos e encorajamentos são ditos a Charlie Brown, e ainda tem a Lucy, a terrível Lucy...
Essas duas histórias tem em comum o efeito que causa em quem lê, vê e aprecia o que está no papel, são personagens ricos e carismáticos e que em pequenos momentos demonstram a genialidade a qual somos expostos quando criança.
Queria que as crianças de hoje crescessem num mundo cercado por essas pequenas histórias, formariam com toda certeza homens melhores.
Esse post não é usual, mas não deixa de ter poesia, porque para mim, Peanuts e Calvin, São poesia pura.
Obrigado a Bill Watterson e a Charles M. Schulz, vocês com certeza me ajudaram a ser um homem melhor e essa é minha homenagem a vocês e seus tão queridos personagens.


"O que você acha que é o Amor Chuck?

Bem, ah, a Alguns anos meu pai tinha um carro 1984 de duas portas...

O que isso tem haver com o amor?

Espera deixa eu falar o que ele me disse...
Havia uma garota muito bonita, ela costumava pegar carona com ele em seu carro.
Sempre que ele a convidava ele abria a porta pra ela e depois que ela entrava e fechava a porta,
ele passava por trás do carro e ia pro banco do motorista...
Mas antes de chegar lá ela esticava o braço e trancava a porta, deixando ele do lado de fora...
Então ela ficava ali fazendo caretas e sorrindo pra ele...
É isso que eu acho que é amor...

Às vezes eu me preocupo com você Chuck..."
Peanuts: Charlie Brown e Patty Pimentinha


"Milhões de anos para a Terra ter florestas e os homens as derrubam em semanas. Gostaria poder recusar a herdar o mundo." Calvin

Nenhum comentário: